quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia Internacional do Café

Por acaso descobri que hoje, 14 de abril, é o Dia Internacional do Café!! E para comemorar resolvi fazer um cafézinho no mais recente método utilizado aqui em casa, a Moka. Enquanto faço meu café deixo para vocês uma explicação sobre a Moka, retirada do Café Literário, um blog muito legal para os apreciadores de café e livros.= ]



A cafeteira italiana, ou Moka, foi inventada por Alfonso Bialetti, em 1933. Desde então, a Moka se tornou a forma mais tradicional de preparar café na Europa, estando presente em 90% das cozinhas italianas[1].  Seu design original pouco se alterou e hoje podemos encontrar diversos modelos com outras funções, como a de fazer cappucino, por exemplo. O café feito na Moka é mais encorpado do que aquele que podemos obter em cafeteiras comuns, que utiliza a filtragem do pó, por exemplo. O método de preparo é a percolação: a água é depositada na base da cafeteira, onde há uma válvula de pressão. Quando aquecida, a água entra em contato com o pó do café, que é impulsionado sob pressão para o topo da moka. Neste momento, é possível observar a rápida formação de um creme avermelhado, similar ao que temos no  espresso. Existem diversos tamanhos para esta cafeteira que pode fazer 1, 3, 6, 10 cafés ou mais!
Embora a Bialetti seja a marca mais tradicional e que mais inova em modelos, há muitas réplicas no mercado. Em geral é fabricada com alumínio, podendo variar de R$20,00 à R$ 400,00[2]. Para quem não estiver disposição para gastar mais numa máquina de espresso, a moka é uma excelente alternativa para o preparo de um bom café na cozinha de casa. O pó utilizado nesta cafeteira, preferivelmente, deve ter uma moagem um pouco mais grossa do que a que utilizamos nos filtros. Isto pode ser conseguido em cafeterias que fazem a moagem do grão no momento da compra do café. Isto traz ainda outra vantagem: um café bem fresco, com aroma e sabor preservados! No entanto, os cafés comumente vendidos no mercado podem atender ao uso da moka.[3]

[2] http://www.cafeteiraitaliana.com.br/ – Um site com alguns modelos à venda
[3] Foto do post por Sidarta



Do Carta da Itália, blog que fala da Itália vista por um brasileiro, copiei o modo de preparo do café na cafeteira italiana.

Numa lição sobre Qualidade Total, Vicente Falconi Campos, o papa da qualidade no Brasil, ensinava comofazer café. Era a aplicação do programa no próprio cotidiano: padronizou o modo de fazer o café quesuas visitas. Pois bem, no caso do café italiano feito com a moka, alguns cuidados devem serpara que o café fique gostoso. Eis as dicas. oferece às tomados
1) A qualidade dos produtos: escolha um bom café. Se possível, moído na hora.


2) A água também é fundamental. Aquela de torneira pode servir, se não for muito rica em minerais e tratada adequadamente. Na Itália, usa-se água mineral: a da torneira contém muito calcário. Encha a base com água até a válvula de segurança (é uma pequena panela de pressão). Não tente adiantar o processo: use água fria. A paciência é um ingrediente fundamental para um bom café.


3) Coloque a cuba dentro da base já com água.


4) Coloque o café dentro da cuba, sem usar a colher para apertar o pó. Faça um pequeno monte e deixe que a parte superior da cafeteira se ocupe de ajeitar o café na cuba. Com pouco pó a água passa muito depressa e não produz um café saboroso; com muito, o pó se compacta e impede uma perfeita circulação da água, vazando pela lateral antes de passar pelo filtro interno. 


5) Feche bem a cafeteira para evitar vazamentos. Caso aconteça de vazar café pela lateral, não abra a cafeteira pois a pressão poderá provocar um acidente. Coloque a moka embaixo da água fria e deixe perder a pressão antes de lavar e recomeçar toda a operação (bem-feito! quem mandou usar água quente).

6) A chama deve ser pequena. Não deve ter um diâmetro superior à base da cafeteira, ou o fogo queimará o pó, tornando o café amargo. Na Itália os fogões vêm equipados com uma boca pequena apropriada para o café. Fogo alto só irá fazer com que a água passe muito rápido pelo pó, resultando num café de má qualidade. Paciência… 

7) A tampa da cafeteira deve permanecer aberta para evitar que os gases produzidos prejudiquem o sabor final. Por medida de segurança, deixe a tampa fechada nas primeiras vezes. Com o tempo poderá decidir se abri-la ou não.


8) O café subirá lentamente, proporcionando um perfume e ruído característicos. 


9) Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira. No fundo há o café produzido no início, mais denso; no alto, um café mais líquido mas não menos importante, pois contém as substâncias liberadas por toda a passagem da água. 

10) Lave imediatamente a cafeteira. Todos os produtores de café e de cafeteira recomendam não usar detergente para a limpeza, mas somente abundante água corrente (determinação vista com muita desconfiança e solenemente desrespeitada por um povo maníaco por limpeza como o brasileiro).

11) Guarde o café restante na porta da geladeira (local menos frio, mas igualmente capaz de preservar todos os aromas e sabores do produto) dentro da própria embalagem. Mas antes, providencie o fechamento hermético da embalagem.


12) O Ministério da Saúde adverte: Fumar faz um mal danado, mas depois de um bom café é indispensável.


 PS:
1) Dois leitores reclamaram do passo 7. O Bruno viu o café espirrar por toda a cozinha; uma leitora anônima chegou a ter queimaduras. Antes de fazer o café com a moka, certifique-se de não ter enchido demais a cuba da água - lembre-se: é uma panela de pressão; e que o fogo não ultrapasse o diâmetro da base da moka. Peço desculpas pelos acidentes e prometo que um dia farei um vídeo mostrando todos os passos;

2) Há alguns anos uso cafeteira de aço inox para evitar a contaminação do alumínio;

3) Se você, como eu, lava a cafeteira com sabão após cada uso, enxague muito bem. Mas muito bem mesmo, ou os resíduos do sabão irão interferir no sabor do café.


Vale lembrar que o tópico número 12 não é valido pra mim, mas assim como minha mãe muitos não dispensam um cigarro após o cafézinho, então o mantive aí.


Bjinhuuuss,

Nenhum comentário:

Postar um comentário