quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia Internacional do Café

Por acaso descobri que hoje, 14 de abril, é o Dia Internacional do Café!! E para comemorar resolvi fazer um cafézinho no mais recente método utilizado aqui em casa, a Moka. Enquanto faço meu café deixo para vocês uma explicação sobre a Moka, retirada do Café Literário, um blog muito legal para os apreciadores de café e livros.= ]



A cafeteira italiana, ou Moka, foi inventada por Alfonso Bialetti, em 1933. Desde então, a Moka se tornou a forma mais tradicional de preparar café na Europa, estando presente em 90% das cozinhas italianas[1].  Seu design original pouco se alterou e hoje podemos encontrar diversos modelos com outras funções, como a de fazer cappucino, por exemplo. O café feito na Moka é mais encorpado do que aquele que podemos obter em cafeteiras comuns, que utiliza a filtragem do pó, por exemplo. O método de preparo é a percolação: a água é depositada na base da cafeteira, onde há uma válvula de pressão. Quando aquecida, a água entra em contato com o pó do café, que é impulsionado sob pressão para o topo da moka. Neste momento, é possível observar a rápida formação de um creme avermelhado, similar ao que temos no  espresso. Existem diversos tamanhos para esta cafeteira que pode fazer 1, 3, 6, 10 cafés ou mais!
Embora a Bialetti seja a marca mais tradicional e que mais inova em modelos, há muitas réplicas no mercado. Em geral é fabricada com alumínio, podendo variar de R$20,00 à R$ 400,00[2]. Para quem não estiver disposição para gastar mais numa máquina de espresso, a moka é uma excelente alternativa para o preparo de um bom café na cozinha de casa. O pó utilizado nesta cafeteira, preferivelmente, deve ter uma moagem um pouco mais grossa do que a que utilizamos nos filtros. Isto pode ser conseguido em cafeterias que fazem a moagem do grão no momento da compra do café. Isto traz ainda outra vantagem: um café bem fresco, com aroma e sabor preservados! No entanto, os cafés comumente vendidos no mercado podem atender ao uso da moka.[3]

[2] http://www.cafeteiraitaliana.com.br/ – Um site com alguns modelos à venda
[3] Foto do post por Sidarta



Do Carta da Itália, blog que fala da Itália vista por um brasileiro, copiei o modo de preparo do café na cafeteira italiana.

Numa lição sobre Qualidade Total, Vicente Falconi Campos, o papa da qualidade no Brasil, ensinava comofazer café. Era a aplicação do programa no próprio cotidiano: padronizou o modo de fazer o café quesuas visitas. Pois bem, no caso do café italiano feito com a moka, alguns cuidados devem serpara que o café fique gostoso. Eis as dicas. oferece às tomados
1) A qualidade dos produtos: escolha um bom café. Se possível, moído na hora.


2) A água também é fundamental. Aquela de torneira pode servir, se não for muito rica em minerais e tratada adequadamente. Na Itália, usa-se água mineral: a da torneira contém muito calcário. Encha a base com água até a válvula de segurança (é uma pequena panela de pressão). Não tente adiantar o processo: use água fria. A paciência é um ingrediente fundamental para um bom café.


3) Coloque a cuba dentro da base já com água.


4) Coloque o café dentro da cuba, sem usar a colher para apertar o pó. Faça um pequeno monte e deixe que a parte superior da cafeteira se ocupe de ajeitar o café na cuba. Com pouco pó a água passa muito depressa e não produz um café saboroso; com muito, o pó se compacta e impede uma perfeita circulação da água, vazando pela lateral antes de passar pelo filtro interno. 


5) Feche bem a cafeteira para evitar vazamentos. Caso aconteça de vazar café pela lateral, não abra a cafeteira pois a pressão poderá provocar um acidente. Coloque a moka embaixo da água fria e deixe perder a pressão antes de lavar e recomeçar toda a operação (bem-feito! quem mandou usar água quente).

6) A chama deve ser pequena. Não deve ter um diâmetro superior à base da cafeteira, ou o fogo queimará o pó, tornando o café amargo. Na Itália os fogões vêm equipados com uma boca pequena apropriada para o café. Fogo alto só irá fazer com que a água passe muito rápido pelo pó, resultando num café de má qualidade. Paciência… 

7) A tampa da cafeteira deve permanecer aberta para evitar que os gases produzidos prejudiquem o sabor final. Por medida de segurança, deixe a tampa fechada nas primeiras vezes. Com o tempo poderá decidir se abri-la ou não.


8) O café subirá lentamente, proporcionando um perfume e ruído característicos. 


9) Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira. No fundo há o café produzido no início, mais denso; no alto, um café mais líquido mas não menos importante, pois contém as substâncias liberadas por toda a passagem da água. 

10) Lave imediatamente a cafeteira. Todos os produtores de café e de cafeteira recomendam não usar detergente para a limpeza, mas somente abundante água corrente (determinação vista com muita desconfiança e solenemente desrespeitada por um povo maníaco por limpeza como o brasileiro).

11) Guarde o café restante na porta da geladeira (local menos frio, mas igualmente capaz de preservar todos os aromas e sabores do produto) dentro da própria embalagem. Mas antes, providencie o fechamento hermético da embalagem.


12) O Ministério da Saúde adverte: Fumar faz um mal danado, mas depois de um bom café é indispensável.


 PS:
1) Dois leitores reclamaram do passo 7. O Bruno viu o café espirrar por toda a cozinha; uma leitora anônima chegou a ter queimaduras. Antes de fazer o café com a moka, certifique-se de não ter enchido demais a cuba da água - lembre-se: é uma panela de pressão; e que o fogo não ultrapasse o diâmetro da base da moka. Peço desculpas pelos acidentes e prometo que um dia farei um vídeo mostrando todos os passos;

2) Há alguns anos uso cafeteira de aço inox para evitar a contaminação do alumínio;

3) Se você, como eu, lava a cafeteira com sabão após cada uso, enxague muito bem. Mas muito bem mesmo, ou os resíduos do sabão irão interferir no sabor do café.


Vale lembrar que o tópico número 12 não é valido pra mim, mas assim como minha mãe muitos não dispensam um cigarro após o cafézinho, então o mantive aí.


Bjinhuuuss,

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Esmalte da semana: Isabeli

Na semana passada eu comprei a coleção Rock 'n Roll da Isabeli Fontana pela Risqué, mas não havia postado antes por que o que eu mais queria usar era justamente o que eu não havia encontrado, o Isabeli.


Eu estava apaixonada pela cor só de olhar pela tela do computador e quando achei e comprei achei simplesmente a coisa mais linda do mundo!!! Uma pena que quando eu pintei deu MUITAS bolinhas. Acho que fiz camadas grossas demais, porque ele também ficou um pouco mais escuro do que eu imaginava.



Agora já estou louca pra tirar ele e experimentar a próxima cor. = ]

Nos pés (sim, eu tentei fazer os pés!!!) eu passei o Renda Tule, da coleção Rendas do Brasil, também da Risqué.



Vou deixar avisado que eu só tenho passado esmaltes da Risqué por que eu estou com uma mania de TER que completar as coleções dos esmaltes que eu tenho. Acho que deve ser algum tipo de toque por que é mais forte que eu. Tá aí a cobertura Reflexos Azulados, da Colorama que não me deixa mentir. 




Bjinhuuuss,

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gelado de Chocolate com Castanhas

Como prometido, a receita de hoje é a do aniversário do avô Sr. Jésus Azevedo. Fiz duas sobremesas e uma delas foi o Gelado de Chocolate com Castanhas, que é uma adaptação que fiz do Gelado Jingle Bell. É uma sobremesa muito fácil e que só complicou quando resolvi inventar, hehe.

Ingredientes:
  • 3 latas de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 7 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 pacote de biscoitos tipo champanhe;
  • 1 barra de chocolate meio amargo;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 150g de castanhas picadinhas;
  • Açúcar refinado para caramelizar;
  • Castanhas para decorar.
  • Leite para molhar os biscoitos;

Modo de preparo:
  • Em uma panela misture o creme de leite, o leite condensado e o chocolate em pó;
  • Leve ao fogo baixo mexendo sempre, até borbulhar;
  • Molhe os biscoitos no leite e forre uma forma com eles
  • Despeje o creme na forma com os biscoitos e leve para o freezer;
  • Numa outra panela coloque o açúcar e quando ele começar a caramelizar, acrescente as castanhas;
  • Por último, derreta o chocolate com a ajuda do leite. A calda será servida morna por cima do gelado.
  • Após 6 horas de freezer ou de um dia para o outro na geladeira, a sobremesa está pronta. A consistência é semelhante a de um sorvete.

O que complicou a minha receita foi a caramelização das castanhas. Foi a primeira vez que fiz, então aprendi na marra como não fazer, hehe. Cometi dois erros:

1º: Muito açúcar para a quantidade de castanhas.

2º: Coloquei para esfriar em um prato, e isso deixou uma camada muito grossa a ser cortada,
o que foi bem difícil.


Se eu tivesse colocado uma camada fina em uma superfície maior (como o mármore da bancada) teria sido mais fácil de ter as castanhas caramelizadas mesmo. Do jeito que eu fiz ficou parecendo um grande pé de moleque. Tive que esquentar o prato um pouco no microondas para amolecer o açúcar e assim consegui tirar placas de castanha com açúcar. Peguei essas placas e bati no liquidificador. O que não virou pó eu consegui
usar. O que virou pó eu guardei e será utilizado em uma próxima receita. = ]

Foto tirada de dentro da geladeira.

Da próxima vez eu vou misturar o crocante ao creme. Acho que vai ficar melhor ainda.


Bjinhuuuss,